AUTORIDADES JÁ INICIARAM O JOGO DE EMPURRA-EMPURRA DE CLÁSSICA IRRESPONSABILIDADE

1-      Não apresentar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros para a imprensa

Todo estabelecimento denominado local de reunião pública deve possuir o Alvará de Funcionamento e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, isto é fato. Se o estabelecimento possui algum deles, está regular perante este Órgão; outro fato. Todos os Órgãos Públicos que possuem em seus textos legais as exigências de segurança contra incêndio devem ser os guardiões da cultura Prevencionista, mais um fato. Saber avaliar riscos e possuir legislação atualizada e adequada protegendo a vida humana é uma das responsabilidades desses Órgãos Públicos. Conclusão: Se QUALQUER edificação possui um ou os dois documentos, está protegida.

2-      Afirmar que a Boate Kiss estava regular perante a Prefeitura de Santa Maria

Se a Prefeitura afirma que o estabelecimento estava regular, está assumindo que errou e não tinha conhecimento e/ou capacidade técnica de avaliar os riscos, uma vez que possui Legislação para tal. Se havia permissão o ano passado (até agosto de 2012), também assume que a edificação, em algum momento, no passado, estava regularizada e pronta para receber pessoas e assim permaneceu.

3-     Afirmar que a edificação não apresentada problema de Segurança contra Incêndio

A afirmação de muitos Representantes Públicos de que a edificação não apresentava problemas, deve ser um tipo de “LOUCURA COLETIVA INSTITUCIONAL” causada pelos gases altamente tóxicos e corrosivos emitidos pelo material aparentando ser “Sonex” (produto utilizado no revestimento acústico do teto, que emite gases tóxicos e ácido – que corroem tudo por onde penetra no corpo humano).

4-      Afirmar que tudo não se passou de uma TRAGÉDIA

Tragédia, em Português culto, diz respeito a evento sem controle e sem possibilidade de Previsão e Prevenção. A Cultura Prevencionista que faltou, aos competentes Órgãos Públicos, era previsível e é de fácil prevenção há pelo menos 70 anos, quando nos Estados Unidos (28 de novembro de 1942 – Boate COCOANUT Grove – http://www.cocoanutgrovefire.org ), 492 pessoas morreram por conta do material de acabamento que facilmente se incendiou com grande velocidade, saída única da edificação e falta de Sistema de CONTROLE DE FUMAÇA.

5-      Afirmar que a Legislação Municipal (do recente ano de 1991, que trata da segurança contra incêndio é AVANÇADA, sendo a mais antiga), é a mais completa e a melhor do Brasil.

Se a Legislação mais avançada do país, que é a do Corpo de Bombeiros de São Paulo, editada em 10 de março de 2011, corre o risco de estar desatualizada, é fácil deduzir que uma legislação Municipal de 1991, trata-se, no mínimo, de um documento caquético e que deveria estar “respeitosamente” adormecido em algum museu, para consulta de historiadores. Trata-se, infelizmente, da “ponta do iceberg” do que ocorre com os demais outros Municípios no Brasil.

6-      As afirmações, por um lado da Prefeitura de que a responsabilidade é do Corpo de Bombeiros e, o Corpo de Bombeiros, alegar que se trata de responsabilidade da Prefeitura.

O jogo de empurra-empurra já faz parte da cultura política, mas não pode fazer parte da solução técnica que toda a população merece. O desrespeito com as mortes não pode chegar a tanto. Daqui a pouco todos os que morreram e se feriram serão os únicos culpados. Só está faltando isso para que a “LOUCURA COLETIVA INSTITUCIONAL” seja instalada.

Aparentemente todas as declarações acima estão relacionadas com uma “LOUCURA COLETIVA” .

Não podemos deixar que isso se repita.

Não podemos deixar que todos os mortos os feridos e os que ainda, infelizmente morrerão, resultante dos danos dos gases altamente tóxicos e corrosivos sejam, de forma aviltante, desrespeitados e desonrados.

Se depender deste especialista não vai faltar esforço para que editemos uma Norma Brasileira de Controle de Fumaça junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Não faltarão cursos e palestras de capacitação de Engenheiros e Arquitetos.

Não faltará apoio para as Prefeituras e Governos de Estado para atualizar os profissionais Bombeiros e Engenheiros, bem como capacitá-los com nossos cursos.

A Carlos Cotta Engenharia ( http://www.cottaeng.com.br ), iniciou trabalho de capacitação de profissionais através do Programa de Educação Continuada em parceria com o Instituto de Engenharia, na busca da melhoria da capacitação e especialização de profissionais.

As vítimas deste incêndio, causado pela falta de capacidade e responsabilidade dos Órgãos Públicos, nunca serão esquecidas e contamos com toda população para alcançarmos, em todo o país, uma legislação adequada e atualizada, alinhada com os demais países do denominado primeiro mundo.

Como especialista e responsável pela elaboração de Norma da ABNT (que elabora textos normativos para todo o Brasil do tema Controle de Fumaça, desde 1996), posso afirmar que dobrarei os esforços para que o Brasil tenha uma Norma da ABNT digna para a Sociedade Brasileira.

Reafirmo que TODAS AS MORTES teriam sido evitadas se todos os Órgãos Públicos se especializassem no assunto “Segurança Contra Incêndio”, conhecendo as diversas soluções de “Proteção Contra Incêndio”A “VIDA HUMANA” é o bem maior que deve ser protegido. É a primeira diretriz de qualquer Instituição Estadual Corpo de Bombeiros.

A “VIDA HUMANA” é o bem maior que deve ser protegido. É a primeira diretriz estabelecida em qualquer Instituição Estadual Corpo de Bombeiros.

As fotos abaixo se assemelham a um “déjà vu dramático”, uma vez que não podemos afirmar que foi trágico. Trágico é um evento que não se pode prever.

Previsão já é possível há pelo menos 60 anos (Incêndio na Boate Cocoanut Grove).

Portanto, somente com este pequeno relato, podemos perceber que não se trata de um problema novo e que as soluções são conhecidas há mais de 80 anos, como é o caso dos produtos que a Carlos Cotta Engenharia fornece na área de Controle de Fumaça.

Na Europa tais exigências são realizadas para praticamente todas as edificações. Trata-se de uma exigência básica para proteção à vida.

Concitamos a todos denunciarem estabelecimentos que apresentem irregularidades como forma de se defenderem dos maus empresários !

Artigo de responsabilidade do especialista

Carlos Cotta Rodrigues

Major Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho

CREA 56062779534

Compartilhar:

Deixe seu comentário